O que são Fractais?
Eis uma definição simplificada:
“Fractal é uma figura geométrica não-euclidiana dotada de autossimilaridade, recursividade, holismo e amplificação”
- Autossimilaridade (também denominada egossimilaridade): existe um padrão que se repete tanto na parte quanto no todo. Nesse caso o padrão é a letra T.
- Recursividade ou iteratividade: é a própria repetição do padrão em si.
- Holismo (ou sinergia): o todo é superior à soma das partes. A partir de figuras de uma dimensão (duas retas) se constrói uma figura (quase) bidimensional. É evidente que quanto maior o número de repetições do padrão (iteração) mais próximo de 2 chegará o valor do número de dimensões topológicas dessa figura.
- Amplificação: uma figura fractal poderá sempre ser “ampliada” ou “amplificada” se aumentarmos o número de repetições (iterações) — daí a necessidade da utilização da computação para a construção de modelos mais aproximados dos fractais.
Exemplos:
implante fractal |
Fractal_Broccoli |
floresta_fractal_flickr_Walt-Stoneburner |
fractal_ice_flickr_STS-Photography |
Olá colega!
ResponderEliminarAcho muito "bonito", mas não consigo perceber o que são "fractais". No entanto, considero que a tua iniciativa é de louvar. Todos temos de alargar os nossos horizontes!
Olá. Tenho muita pena de nunca me terem apresentado a Matemática com esta magia. Muito bonito!
ResponderEliminarAfinal a Matemática também tem imagens lindas! Pena ter-me perdido entre frações e números primos e tios, e ter perdido a oportunidade de ver a Matemática com outros olhos!
ResponderEliminarLindo! A matemática não são só contas difíceis, como dizem os miúdos...
ResponderEliminarNão me deixa de espantar este mundo!! Obrigado pelo post.
ResponderEliminarBertrand Russell disse que "a Matemática, devidamente observada, possui não somente a verdade, mas suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a de uma escultura".
ResponderEliminar